Como um mercenário solitário, Guts aprendeu a desconfiar de todos os outros e a confiar apenas em sua espada. Então, quando o líder de uma pequena trupe de mercenários chamado Griffith começou a falar com ele como se fossem amigos, Guts finalmente pensa ter encontrado uma família naquele bando. Seu relacionamento se aprofunda, Guts amadurece e encontra uma vida ali e tudo parece estar dando certo, porém uma série de incidentes horríveis ocorrem até que ele vê esse seu melhor amigo virando um monstro e o traindo, o caos resultante fez com que a maioria dos amigos e colegas de Guts fossem devorados por demônios e o amor de sua vida fosse brutalmente agredida. O Bando do Falcão foi a primeira família de Guts, e todos foram massacrados pelo homem que ele mais admirava. Tudo o que lhe sobra é Caska, sua mulher amada, que pelos traumas vividos perde sua mente e identidade, e é deixada para trás por Guts com seu mentor e ferreiro, Godo, para que ele possa seguir sua jornada de vingança.
Precisando sobreviver sendo privado do sono e matando monstros por conta de sua maldição, possuindo apenas um braço e tendo seu resto do corpo e mente sendo consumidos por sua própria armadura. Alucinando sobre si mesmo como um lobo solitário e monstruoso, Guts vive em risco constante de perder o controle, em risco constante de enlouquecer perante sua sede de vingança. A partir daí é assim que ele vive, se vê uma pessoa sendo tratada injustamente, muitas vezes simplesmente ignora aquilo ou culpa a fraqueza desta por sua dor, sendo implacável no trato de seus inimigos e impiedoso ao tratar as vítimas dos males desse mundo, ele virou um homem que esqueceu da misericórdia por avaliar que não existiu misericórdia em sua própria vida.
Até que, arrancado do abismo da loucura e do desespero em que persistiu nos últimos anos, a premonição de um risco de morte para Caska faz com que Guts volte para busca-la, e é a partir daí que sua vida começa a ser transformada. Em uma conversa, Rickert, o irmão de um amigo morto do Bando do Falcão, cheio de misericórdia consegue ajudar Guts a perceber como havia se afundado em desespero e dor nos últimos anos enquanto este construía túmulos para os companheiros mortos e era capaz de aceitar seu destino e seguir em frente. Depois, Godo em misericórdia confronta Guts e forja seu caráter, o mostrando que no momento de maior importância, ele escolheu ficar sozinho para se poupar, sua jornada sendo meramente uma fuga da dor ao se lançar nas garras de seu próprio ódio e evitando confrontar sua tristeza. Essas duas conversas o forçam a tomar uma decisão difícil, ele teria de escolher entre começar a se reconstruir e abandonar seu ódio na busca da cura de sua amada ou seguir sua vingança contra o Griffith. Frustrado com suas próprias escolhas de vida, ele jura nunca mais deixar para trás alguém de quem gosta. Este é o início de sua redenção. A partir daí ele pode começar a abandonar seu processo de vingança e viver pelo amor que ele nutre por Caska. Após anos de angústia e sofrimento, Guts sente o favor da misericórdia.
Porém embora estando no caminho certo, essa mudança de objetivos não é suficiente para o curar de seu desejo de vingança. E sua vida se torna uma guerra entre si e sua ira. Seguindo a história vários novos personagens se juntam à jornada de Guts: são Isidro, Farnese, Serpico e Schierke, juntando-se a Caska e Puck. No início, Guts não está muito satisfeito com essas pessoas entrando em sua vida, porém eles mostram que ainda existe mais da misericórdia a ser aprendida.
Puck e Isidro o fazem sentir o sabor dela nas alegrias e piadas inocentes da vida. Schierke o faz ouvi-la de dentro de sua própria loucura, o trazendo ajuda em sua guerra contínua contra seus demônios interiores. Farnese e Serpico o fazem sentir o cheiro dela em sua vida ao serem transformados de inimigos para aliados e ao o apoiarem lutando lado a lado com ele em sua jornada. Depois de todas as suas dificuldades e confrontos, Guts novamente começa a andar na luz, apesar de sua batalha contínua com sua própria escuridão.
Há uma cena particularmente emblemática que representa esse ponto de virada na jornada de Guts no final do capítulo da saga Guerra do Mal e no início do capítulo da saga de Falcônia: ver como Caska está feliz, brincando no mar e cercada pelo resto de seus novos companheiros, Guts observa:
”Eu pensei que nunca mais. Nunca mais eu poderia assistir ao pôr do sol e ficar tão calmo. Nunca mais conseguiria dormir a noite toda.”
Todo esse tempo em que ele lutou, apenas buscava solitário por uma vingança, mas agora ele pode desejar a reconstrução de um futuro pela justiça.
A história de Berserk é uma jornada, mas como diz o Skull Knight, não de derramamento de sangue, mas de esperança e redenção. E nos faz perceber que a misericórdia é confronto da bondade com a culpa e o sofrimento para que o julgamento seja o confronto da justiça com a iniquidade.